Alopecia Androgenética (Calvície)

A Alopecia Androgenética ou Calvície é a diminuição da quantidade e qualidade dos fios de cabelos devido a tendência genética. Muitas vezes há histórico familiar de perda dos fios, mas algumas vezes essa tendência pula gerações.

Em homens, o quadro costuma ser mais precoce e mais extenso, mas o problema pode acometer ambos os sexos. A calvície feminina ou alopecia androgenética feminina costuma começar mais lentamente, com rarefação dos fios no topo da cabeça e afinamento do diâmetro dos fios.

O diagnóstico da alopecia androgenética feminina e masculina é clínico, e algumas vezes ferramentas diagnósticas como a dermatoscopia, a tricoscopia digital e o tricograma, auxiliam na precisão do diagnóstico e na conduta terapêutica.

O tratamento da calvície ou da alopecia androgenética deve ser instituido o mais precocemente possível, já que os fios perdidos não são recuperados com os tratamentos não cirúrgicos existentes hoje. Podem ser usadas medicações locais e via oral, que devem ser escolhidas após a investigação das causas e exame físico minucioso.

Perdizes: Rua Turiassu, 143/145 - Cj61

 

Alto da Lapa: Rua Sales Junior, 642


São Paulo, SP, Brasil 

© 2018. Todos os direitos reservados. Responsável: Dra.Flávia Jorge - CRM 124.469 RQE 37373 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina