Siga-me

31/01/2019

A criançada se esbaldou de brincar nas férias. Foi à praia, brincou na areia, visitou os primos, correu no campo, tomou banho de mangueira... a lista de brincadeiras – e a criatividade – da criançada é grande!

E agora, todos prontos para a volta às aulas? Falta só uma coisinha: conferir se a molecada não ganhou um desses “presentinhos” nas férias!

Confira as principais doenças de pele contraídas nas férias:

Piolho (Pediculose)

O que é: Doença parasitária causada por insetos sugadores de sangue que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos.

Dicas: Não ir de cabelos molhados para a escola, pois a umidade e a aglomeração de indivíduos favorecem a infestação de piolho; ir com os cabelos presos; não compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de cabelos, pentes, tiaras e bonés.

Micose

O que é: São infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e o cabelo. A transpiração, o calor e a umidade são alguns fatores que favorecem o surgimento das micoses superficiais.

Dicas...

08/01/2019

Botox e Preenchimento são procedimentos estéticos conhecidos por quem quer dar um up e rejuvenescer o semblante. Agora, é justamente por apresentarem ótimos resultados em tratamentos de rejuvenescimento facial que eles são tão confundidos.

E aí: você sabe qual a diferença entre eles? E para o que cada um é indicado?

Chegou a hora de entender de uma vez por todas!

Na verdade, a primeira coisa que você precisa saber é que eles são tratamentos complementares. Isso mesmo: os resultados são excelentes quando a dupla botox + preenchimento é utilizada em conjunto.

O que faz cada um

Botox

A Toxina Botulínica, ou Botox, é responsável por causar a paralisação ou relaxamento local do músculo. Esse efeito é altamente eficaz para suavizar as rugas e linhas de expressão.

A quantidade aplicada é pequena e os efeitos costumam aparecer por volta de 3 dias após a aplicação. Apesar de irreversível, os efeitos do Botox duram por volta de 4 meses – quando nosso organismo se encarrega de construir novas vias de t...

27/11/2018

O nome pode até parecer estranho, mas o tal Eflúvio Telógeno é mais comum do que você pensa. Trata-se da causa mais frequente para as quedas de cabelo.

Interessou? Então vem saber mais!

Você já deve ter ouvido que é normal perder até 100 fios de cabelo por dia. E isso é verdade, afinal nosso organismo está em constante renovação.

Agora, quando essa queda se acentua e você começa a perceber que tem cabelo para tudo quanto é canto da casa: é hora de acender o sinal amarelo! Pode ser que você esteja mesmo apresentado sinais de Eflúvio Telógeno.

Esse nome foi dado porque o Eflúvio Telógeno leva à queda acentuada dos fios de cabelo que estão na fase telógena, ou seja, fase normal da vida em que os folículos pilosos ficam mais superficiais e os fios se soltam com mais facilidade.

O que diferencia um quadro normal de queda dos cabelos para o Eflúvio é justamente a quantidade de fios que caem.

Mas, calma!

Antes de ficar com isso na cabeça e se autodiagnosticar com o Eflúvio Telógeno é importante sab...

14/11/2018

O Vitiligo é uma doença crônica e autoimune que tem como principal característica o surgimento de manchas brancas na pele. Os impactos sociais e emocionais são infinitamente maiores que as complicações biológicas da doença em si, trazendo consequências na qualidade de vida e autoestima de quem sofre com a doença.

Por isso, a informação é tão importante!

Antes de tudo, saiba que o Vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física.

Agora, vamos lá:

Como ocorre?

O Vitiligo ocorre quando os melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina (substância que dá pigmentação à pele), começam a ser atacados pelo próprio sistema de defesa do paciente – enquadrando, então, a doença em autoimune.

Cerca de 1% da população mundial tem o problema, e na maioria dos casos, as primeiras manchas surgem na infância ou no início da vida adulta.

Quais as causas?

Você já deve ter ouvido alguém dizer que “vitiligo tem um fundo emocional”, não é?!

De fato, quem diz isso tem uma certa razão.

Apesar d...

25/10/2018

Quem adora passear pelos corredores das farmácias já deve ter visto os suplementos de Colágeno à venda. Eles estampam faces lisinhas, jovens e com muito brilho em suas embalagens com a promessa de combater o envelhecimento e manter a pele firme.

E agora? Será que funciona mesmo ou é mais uma ilusão?

Vamos entender!

Por que o Colágeno é importante?

O Colágeno é a proteína mais importante do corpo humano e está presente não só na pele, mas também no tecido conjuntivo, cartilagens, ossos e vasos sanguíneos.

Na pele, o Colágeno é responsável por manter a estrutura das fibras, conferindo firmeza, elasticidade, força e resistência.

Com o processo natural de envelhecimento, perdemos a capacidade de sintetizar colágeno, ou seja, nossa pele vai se tornando mais fina, frágil e flácida.

No entanto, alguns fatores são capazes de acelerar esse processo, degradando as fibras de colágeno e interferindo na sua produção, como:

- Cigarro;

- Exposição ao sol;

- Sono de má qualidade;

- Baixa ingestão de água;

- Má al...

11/10/2018

Que sensação desagradável vestir uma roupa escura e perceber ao longo do dia que ela acumulou aqueles floquinhos brancos... ninguém merece!

A caspa é um problema comum e um verdadeiro incômodo para quem tem e não sabe mais o que fazer para resolver.

Por isso, aqui vai um guia rápido com todas as informações importantes sobre a Dermatite Seborreica. Olha só!

A Dermatite Seborreica:

- É uma inflamação da pele;

- Causa descamação e vermelhidão em algumas áreas da face e couro cabeludo;

- É uma doença crônica, ou seja, tem períodos de melhora e piora;

- Não é contagiosa e não é causada por falta de higiene.

As causas da Dermatite Seborreica não são totalmente conhecidas, mas podemos citar os seguintes fatores como principais determinantes para o seu surgimento:

- Predisposição genética;

- Alergias;

- Situações de fadiga ou estresse emocional;

- Baixa temperatura;

- Álcool;

- Medicamentos;

- Excesso de oleosidade;

- Presença do fungo Pityrosporum ovale.

De maneira geral, os sintomas da Dermatite Seborreica...

27/09/2018

Há alguns anos, pouco se falava sobre a vitamina D.

Agora, bebês saem da maternidade com a recomendação de algumas gotinhas e muita gente a tem ingerido com a promessa de mais saúde com efeitos dos pés à cabeça.

Afinal, por que tanto se fala em vitamina D ultimamente?

Vale a pena entender!

Vitamina D

A Vitamina D é um hormônio essencial para o corpo humano – controlando cerca de 270 genes, agindo principalmente no metabolismo ósseo, imunidade e resistência à insulina. Ela pode ser obtida a partir da ingestão alimentar, mas a principal fonte de produção de vitamina D é a exposição solar, correspondendo a cerca de 90% da síntese.

E é justamente aí que está a questão!

Nossa vida contemporânea não tem permitido que isso aconteça. Trabalhamos em escritórios abrigados da luz natural, nosso lazer é em shoppings, nos exercitamos em academias e, dessa maneira, quase não nos expomos mais ao sol.

Estima-se que 80% das pessoas que vivem atualmente em ambientes urbanos apresente deficiência de Vitamina D,...

20/08/2018

Os peelings são uns dos tratamentos estéticos mais procurados em consultório.

Isso acontece porque ele tem muitas indicações e para os mais variados casos. Mas os peelings não são todos iguais, e variam seu tipo conforme a indicação de cada caso. Vamos entender melhor!

Peelings é um termo originado do inglês “to peel” que significa descamar.

O objetivo principal do peeling é promover esfoliação ou remoção das camadas da pele (variando na profundidade conforme o tipo) de forma controlada afim de obter a sua reestruturação e a renovação celular.

Os peelings são divididos  entre físicos e químicos.

A diferença entre eles consiste basicamente em:

- Peelings Físicos:

São conhecidos como peeling de cristal, diamante, ultrassom ou dermoabrasão;

Considerados mais superficiais, possuem um efeito de esfoliação que favorece a renovação da pele e aumenta a penetração de ativos;

Podem ser combinados com os peelings químicos e suas principais indicações são para o tratamento de cravos no rosto e estrias.

- Pe...

23/07/2018

As estrias são, sem dúvidas, um dos mais temidos danos que acometem a pele. Sua aparência é de difícil tratamento e as causas podem ser diversas, atingindo homens, mulheres, adolescentes ou adultos.

Entenda melhor as suas causas e saiba como tratá-las!

Mas então, por que surgem as estrias?

As estrias são uma espécie de cicatriz que aparece quando a pele precisa se esticar muito e não tem elasticidade para isso. Diante desse estiramento, acontece o rompimento das fibras elásticas e de colágeno, sendo, então, preenchidas por um tecido desorganizado no lugar.

As estrias geralmente se apresentam como lesões lineares e paralelas. No início, seu tom é avermelhado ou rosado, evoluindo então para a tonalidade esbranquiçada. Além disso, na área afetada a pele ganha uma consistência frouxa.

Já a quebra das fibras elásticas e de colágeno podem se quebrar, causando as estrias, principalmente em decorrência de:

- Gravidez;

- Aumento de peso;

- Colocação de prótese mamária;

- Uso de anabolizantes;

- Estirão d...

09/07/2018

O Melanoma é o câncer de pele mais letal, apesar de ser o menos comum. Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha revelou que 78% da população brasileira desconhece esse tipo de câncer de pele. Trata-se de um dado preocupante diante da seriedade da doença.

Mas, afinal, o que é um Melanoma?

O Melanoma é um câncer de pele que se origina nos melanócitos – células produtoras de melanina (que determina a cor da pele). Sua gravidade se dá devido a sua grande capacidade de se disseminar para outros tecidos do corpo.

Portanto, quando o Melanoma não é diagnosticado precocemente, acontece a metástase - tornando o quadro muito mais sério. No entanto, quando flagrado em estágio inicial, as chances de cura do Melanoma são consideráveis.

Como distinguir um Melanoma?

Geralmente, os primeiros sinais do Melanoma incluem o surgimento de uma alteração pigmentada na pele ou, ainda, de modificações de tamanho, forma ou cor de uma pinta ou mancha já existente.

No entanto, o Melanoma varia muito na aparência. Alg...

Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Arquivos
Please reload

Blog

Perdizes: Rua Turiassu, 143/145 - Cj61

 

Alto da Lapa: Rua Sales Junior, 642


São Paulo, SP, Brasil 

© 2018. Todos os direitos reservados. Responsável: Dra.Flávia Jorge - CRM 124.469 RQE 37373 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina