top of page

Suplementos de Colágeno


Quem adora passear pelos corredores das farmácias já deve ter visto os suplementos de Colágeno à venda. Eles estampam faces lisinhas, jovens e com muito brilho em suas embalagens com a promessa de combater o envelhecimento e manter a pele firme.

E agora? Será que funciona mesmo ou é mais uma ilusão?

Vamos entender!

Por que o Colágeno é importante?

O Colágeno é a proteína mais importante do corpo humano e está presente não só na pele, mas também no tecido conjuntivo, cartilagens, ossos e vasos sanguíneos.

Na pele, o Colágeno é responsável por manter a estrutura das fibras, conferindo firmeza, elasticidade, força e resistência.

Com o processo natural de envelhecimento, perdemos a capacidade de sintetizar colágeno, ou seja, nossa pele vai se tornando mais fina, frágil e flácida.

No entanto, alguns fatores são capazes de acelerar esse processo, degradando as fibras de colágeno e interferindo na sua produção, como:

- Cigarro;

- Exposição ao sol;

- Sono de má qualidade;

- Baixa ingestão de água;

- Má alimentação.

E como repor esse colágeno?

Esse tema é objeto de estudo de cientista do mundo todo há um bom tempo, dada a complexidade de se entender como uma proteína tão grande pode ser absorvida no intestino e transportada até a pele.

Porém, a boa notícia é que alguns estudos recentes têm mostrado que o consumo diário de até 10g de colágeno proporciona, sim, efeitos positivos nos tecidos que contém essa proteína.

Esse efeito ocorre principalmente em pessoas cuja dieta não contém quantidade suficiente de proteínas e aminoácidos que são necessários para a formação do colágeno.

Esse efeito positivo acontece porque os pedacinhos de colágeno ingeridos chegam até a pele, aumentando o diâmetro das fibras de colágeno, a densidade dos fibroblastos e, ainda, induzindo a produzir mais colágeno e ácido hialurônico.

E como você já sabe, a combinação de colágeno e ácido hialurônico é receita certa para se obter uma pele mais firme, hidratada, com tônus e elasticidade.

Portanto, sim, suplementar o colágeno pode trazer resultados positivos para a pele, especialmente para pessoas com dieta com baixa ingestão proteica.

Agora, a melhor forma de fazer essa suplementação e ter bons resultados é passar por uma análise com seu dermatologista.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Arquivo 
Follow us
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page