Câncer de Pele

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer, e tem sua maior incidência em pessoas de pele clara que vivem em país tropical como o Brasil.

Os principais tipos de câncer de pele são o Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular e o Melanoma, sendo esse último o mais grave.

 

O Melanoma se manifesta como uma pinta, geralmente enegrecida, que cresce progressivamente. Uma regra para podermos analisar as pintas com maior facilidade é a do ABCDE: pintas com Assimetria, Bordas irregulares, Cores múltiplas na mesma lesão, Diâmetro maior do que 6 milímetros e Evolução com aumento progressivo indicam risco, e nesse caso deve ser feito exame clínico e dermatoscopia por um médico dermatologista.

 

O câncer de pele não-melanoma geralmente se manifesta como ferida que não cicatriza, ou como lesão de crescimento lento com bordas elevadas e brilhantes.

O seguimento clínico, com visita periódica ao dermatologista, deve ser feito para todos os que possuem fatores de risco, como histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, múltiplos nevos, queimaduras solares na infância e exposição solar crônica recorrente.

 

O tratamento do câncer de pele é preferencialmente cirúrgico. Outras modalidades terapêuticas podem ser utilizadas quando houver contraindicações para a cirurgia ou em casos complicados.

Perdizes: Rua Turiassu, 143/145 - Cj61

 

Alto da Lapa: Rua Sales Junior, 642


São Paulo, SP, Brasil 

© 2018. Todos os direitos reservados. Responsável: Dra.Flávia Jorge - CRM 124.469 RQE 37373 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina