Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele, mais comum em crianças do que em adultos. Não se sabe a causa, porém em geral há histórico pessoal ou familar de alergias, como asma, rinite alérgica ou de dermatite. Pode haver piora com exposição a ácaros, fungos, suor, calor, frio, tecidos sintéticos e em períodos de estresse.

Em bebês as bochechas são frequentemente afetadas, com áreas de vermelhidão, descamação e coceira. Em crianças mais velhas, até os 12 anos, as áreas de dobras dos cotovelos, joelhos e pescoço costumam estar acometidas. Após essa idade, o mais comum é haver melhora gradual e progressiva, porém algumas vezes o quadro se mantém na idade adulta.

O tratamento da dermatite atópica visa melhorar a barreira cutânea, que não apresenta proteção suficiente nos alérgicos. Banhos devem ser rápidos, sem buchas, com água morna ou fria, e cremes hidratantes devem ser usados diariamente após o banho. As medicações antialérgicas são muito úteis, e podem ser usados antihistamínicos, imunomoduladores e corticoides, tópicos ou via oral.

Perdizes: Rua Turiassu, 143/145 - Cj61

 

Alto da Lapa: Rua Sales Junior, 642


São Paulo, SP, Brasil 

© 2018. Todos os direitos reservados. Responsável: Dra.Flávia Jorge - CRM 124.469 RQE 37373 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina