Melasma

Melasma é um tipo de mancha da pele, mais comum nas bochechas, acima dos lábios, na testa e no nariz. A tendência é essas áreas ficarem acastanhadas, e algumas vezes com vasinhos entremeando o pigmento.

A causa do Melasma é multifactorial: em parte por exposição solar, mas também é estimulado por outros fatores, como a exposição a hormônios femininos (por exemplo, costuma se iniciar ou piorar com o uso de anticoncepcional ou na gravidez), e também se agrava com exposição a luzes de lâmpadas e iluminação de telas de computadores e televisão.

O principal no tratamento do Melasma é o uso diário do filtro solar, até dentro de casa. O filtro solar ideal deve ter fator de proteção acima de

30 e contra radiação UVA (PPD). Para o tratamento do melasma é melhor que seja usado filtro solar com cor ou maquiagem com cor da pele sobre o filtro, pois a exposiçāo à luz de computadores, lâmpadas e telas inclui um espectro da radiação chamado luz visível, que não está coberto na proteção contra UVA nem UVB.

Existem diversos cremes clareadores, cada um com sua indicação específica para diferentes tipos de pele e mancha. É essencial o acompanhamento com dermatologista para analisar qual a melhor opçāo para cada caso. Podem ser associados também tratamentos com peelings, laser, microagulhamento e drug delivery, que é a aplicação direta de medicações clareadoras sob a pele.