molusco contagioso

Molusco Contagioso

As lesões de Molusco Contagioso parecem pequenas “bolinhas” brilhantes que tendem a ir se espalhando pela pele.

São muito comuns em crianças, mas também podem ocorrer em adultos, sejam homens ou mulheres.

Como o nome diz, é uma afecção contagiosa, causada por um vírus (chamado Poxvírus), que se instala no organismo, e a própria pessoa infectada leva o vírus de um lugar para o outro da pele, podendo chegar a ter um número muito grande de lesões.

Em geral a imunidade do adulto é mais eficiente para combater o problema, e as lesões não costumam espalhar tanto quanto nas crianças.

Quando aparecem na região genital de adultos, podem ter sido adquiridas por contágio no ato sexual, e nesse caso é considerada uma doença sexualmente transmissível (na maioria das vezes não é, pois há transmissão também por contato com mãos, braços, e qualquer área infectada).

A contaminação é pelo simples contato direto com a lesão de quem está infectado, e também pode ocorrer por contato de roupas, brinquedos e objetos usados por quem está com moluscos no corpo.

O tratamento do molusco contagioso é simples, sendo necessário primeiramente passar por exame dermatológico para ter certeza do diagnóstico. Logo após, pode ser feita a remoção das lesões, através de curetagem, um procedimento que deve ser feito por médico especializado. Pode ser feito em consultório, com anestesia em creme, e em geral é bem tolerado. Em alguns casos, també pode ser indicado o tratamento domiciliary, com ácidos que queimam progressivamente o virus após algumas semanas de uso. O importante é tratar logo no início, para que o número de lesões seja o menor possível.