Queda de Cabelo

A queda de cabelos excessiva é uma das queixas mais frequentes no consultório dermatológico, pois existem diversas situações que podem desencadear esse problema e que muitas vezes ocorrem uma ou várias vezes durante a vida.

Na avaliação inicial da queda de cabelos, deve ser feito o exame da raiz (bulbo) e do fio (haste capilar), além do próprio couro cabeludo. Algumas vezes sāo necessários exames complementares de sangue e exames de imagem do local com aumento que permite visualizar melhor as estruturas dos cabelos – a tricoscopia. Em casos mais complexos pode ser necessário fazer também biópsia do couro cabeludo.

As causas mais comuns de queda de cabelo que devem ser investigadas sāo alterações nutricionais, hormonais, imunes, estresse emocional, emagrecimento recente, cirurgias recentes, gravidez e puerpério.

 

O tratamento da queda de cabelos só será efetivo após essa avaliação inicial com diagnóstico médico preciso. Com isso, pode ser indicado tratamento local com shampoos e loções anti-queda; medicações via oral como vitaminas e hormônios que precisem de suplementação; tratamento com intradermoterapia ou mesoterapia capilar, que consiste na aplicação das medicações injetáveis diretamente no couro cabeludo; microagulhamento capilar; laser capilar; dentre outros. Casos extensos podem ter indicação de tratamento cirúrgico com remoção de áreas de atrofia e transplante capilar.

Perdizes: Rua Turiassu, 143/145 - Cj61

 

Alto da Lapa: Rua Sales Junior, 642


São Paulo, SP, Brasil 

© 2018. Todos os direitos reservados. Responsável: Dra.Flávia Jorge - CRM 124.469 RQE 37373 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina