top of page

Volta às aulas: cuidado com as doenças de pele!


A criançada se esbaldou de brincar nas férias. Foi à praia, brincou na areia, visitou os primos, correu no campo, tomou banho de mangueira... a lista de brincadeiras – e a criatividade – da criançada é grande!

E agora, todos prontos para a volta às aulas? Falta só uma coisinha: conferir se a molecada não ganhou um desses “presentinhos” nas férias!

Confira as principais doenças de pele contraídas nas férias:

Piolho (Pediculose)

O que é: Doença parasitária causada por insetos sugadores de sangue que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos.

Dicas: Não ir de cabelos molhados para a escola, pois a umidade e a aglomeração de indivíduos favorecem a infestação de piolho; ir com os cabelos presos; não compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de cabelos, pentes, tiaras e bonés.

Micose

O que é: São infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e o cabelo. A transpiração, o calor e a umidade são alguns fatores que favorecem o surgimento das micoses superficiais.

Dicas: Os pais devem prestar atenção se as crianças estão fazendo uma boa higiene e enxugando bem o corpo, principalmente nas áreas mais difíceis de secar, como entre os dedos dos pés.

Pitiríase Versicolor (Pano Branco)

O que é: Um tipo de micose oportunista causada por uma levedura, encontrada com mais frequência no couro cabeludo e em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas. Ocorre mais em locais de climas quentes e úmidos (como as praias!), em pacientes com pele oleosa ou que usem continuamente produto oleosos.

Dica: As manchas da Pitiríase são arredondadas ou ovais, muitas vezes com aspecto geográfico, geralmente brancas e, menos comumente, rosadas. A família deve prestar atenção aos sintomas e procurar um dermatologista em caso de desconfiança.

Molusco

O que é: Infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças adquirida, na maioria dos casos, através de contato direto. As lesões são formadas por elevações translúcidas, com certo brilho e com umbilicação (depressão) central.

Dica: Evitar coçar e mexer nas lesões por conta própria. Fundamental procurar um dermatologista para tratar com medicamentos ou remover as lesões.

Impetigo

O que é: Infecção bacteriana superficial da pele, altamente contagiosa, muito comum na face ou extremidades da pele de crianças e que tem o verão como estação propícia para o seu desenvolvimento (calor e umidade).

Dica: Cuidado redobrado com feridas superficiais na pele, picadas de insetos, queda no sistema imunológico ou, até mesmo, doença pré-existentes, como dermatites, já que podem servir como portas de entrada para a bactéria do Impetigo.

Alergia

O que é: Condição em que o sistema imunológico reage anormalmente a uma substância externa. As crianças são mais suscetíveis às alergias por exposição a dermocosméticos, por ter a pele mais fina e porosa do que a dos adultos, absorvendo, assim, mais produtos.

Dicas: Os pais devem permitir somente o uso de produtos específicos para a faixa etária dos filhos. Além disso, geralmente, na volta às aulas, é comum as meninas desejarem mudar o visual, usar alguma maquiagem e, ainda, pintar os cabelos. Nestes casos: cuidado redobrado!

A melhor forma de evitar esses tipos de doença é redobrar os cuidados preventivos.

Se você desconfia de alguma machinha ou, ainda, de micose nos pequenos, não hesite! Procure um dermatologista.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Arquivo 
Follow us
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page