Verrugas

Verrugas são infecções na pele causadas pelo vírus do HPV (Papilomavírus Humano), que se manifestam através de pápulas (“bolinhas”) ásperas da cor da pele, que vão aumentando em número e tamanho se não forem tratadas.

Muitas vezes é difícil saber como pegamos as verrugas, pois em geral o contágio ocorre em locais onde estiveram pessoas contaminadas que deixaram resíduos do vírus, como piscinas, toalhas e outros objetos de uso comum compatilhados (bancos em parques, escadas, elevadores).

Crianças tem mais facilidade em adquirir o vírus, mas adultos também podem pegar.

As verrugas podem ocorrer em qualquer local da pele e mucosas, mas são mais comuns nas mãos, joelhos, na face e nos pés (quando ocorrem nos pés, são chamadas popularmente de “olho de peixe”).

O tratamento das verrugas é feito com o uso de medicamentos que cauterizam as lesões, e em alguns casos é preciso tratar cirurgicamente.

 

O importante para evitar as verrugas é termos hábitos diários comuns de higiene, como por exemplo chegar em casa e sempre lavar bem as mãos, principalmente quando vamos a lugares públicos. E caso mesmo assim apareça alguma verruga pelo corpo, quanto antes for feito o tratamento, mais simples e eficiente ele será. Pode ser feita cauterizaçāo no consultório ou com substâncias de prescriçāo para uso domiciliar.

Perdizes: Rua Turiassu, 143/145 - Cj61

 

Alto da Lapa: Rua Sales Junior, 642


São Paulo, SP, Brasil 

© 2018. Todos os direitos reservados. Responsável: Dra.Flávia Jorge - CRM 124.469 RQE 37373 - Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina